Depósito de Website

24/07/2017
Untitled Page

Copyright e Depósito de sítio Web


Um site da Web (montra, página pessoal, blogue, comércio electrónico, portal, tratamento, etc.) é composto por vários elementos protegíveis:

- nome do seu sítio cujo registo o torna proprietário do mesmo
- logotipo
- mapa gráfico
- conceito estruturado e organizado tal como permite ler todos os desenvolvimentos nas suas páginas; este assemelha-se ao "cenário" do seu sítio.

- conteúdo "textual" ou visual de cada página, que depende naturalmente do direito de autor,

- bases de dados (estrutura do seu sistema de informação, que é o coração do seu processo de tratamento), as quais recolheram preciosas informações fornecidas por si ou pelos seus visitantes que se registaram.

Para proteger o seu sítio e depositá-lo por Copyright, os informáticos ou webmasters procedem da seguinte forma:

- graças ao seu software de publicação online (FTP), recuperam as fontes do seu site e colocam-nas sob a forma de arquivo comprimido,

- registro das bases de dados (por exemplo, exportação Gzippé de Estruturas e Dados em MySQL Admin),

- capturas de ecrãs das principais páginas principais do site (formato de imagem/JPEG).

Em seguida, efetuam o depósito de Copyright do respectivo site a partir do Copyright.com.br e realizam um novo depósito a cada atualização.

Um simples carregamento (upload) dos ficheiros, no limite imposto pelo tratamento Web (ou seja, menos de 7 MB por ficheiro), permite registar os seus dados, aplicar o registo horário para lhes atribuir a data certa e provar a sua anterioridade de direito de autor (o seu copyright no seu site da Web).

Desta forma, protegeu facilmente o seu copyright e o seu site encontra-se depositado. Não se esqueça de proceder a um novo depósito a cada adição substancial de conteúdo.