Depositar um logotipo

30/05/2017
Untitled Page


Copyright para o Logótipo

O logótipo ocupa um lugar particular no depósito de Copyright.

Tal como sucede com as outras imagens, existem três formas de proteção para impedir que seja copiado ou para dispor de uma prova de Copyright em caso de cópia:

- Registro e depósito de Copyright para o seu logotipo, a partir do ficheiro (em formato JPEG para um tratamento rápido) que é enviado ao Copyright.com.br. O recibo do depósito será enviado rapidamente por correio eletrônico. Encontra-se registrado e é válido vitaliciamente.

- Registro do seu logotipo enquanto marca (ver junto do Gabinete de Propriedade Industrial), como marca FIGURATIVA (logotipo de imagem, por exemplo o M da Mac Donald's ou o símbolo da Nike) ou semi-FIGURATIVA (por exemplo, o logótipo da Google, no qual se lê o nome da marca ao mesmo tempo que a imagem tão característica da marca). Este registro confere ao seu logotipo a qualidade de marca depositada, que é um título de Propriedade Industrial. No caso da utilização deste logotipo ser a sua "marca", este é o método recomendado. Em caso de dúvida, convém colocar a questão a um advogado ou um consultor de Propriedade Industrial.

- Watermarking e Labelling, isto é, a inserção de uma menção visível ou oculta (marca de água) do nome do autor do logotipo que dispõe de um direito de copyright. Essas menções são adicionadas facilmente por meio de scripts (encontra aqui uma ótima explicação sobre a inserção de scripts) ou de funções do Photoshop, por exemplo.




Para qualquer questão ou sugestão, não hesite em contactar-nos: contact@copyright.com.br